Marina Silva
REDE

Acordo de Paris agora é lei

usina-de-carvao-candiota-iii-se-propunha-a-ser-menos-poluente

É digno de nota sabermos que a ratificação do acordo ocorreu quatro anos antes do previsto. Espera-se que essa boa notícia embale os negociadores da COP 22, que acontece a partir desta semana no Marrocos e os mobilize para antecipar também os prazos e metas para essa nova realidade. Internamente, o presidente Michel Temer tem um teste de coerência de curtíssimo prazo a cumprir.

Para honrar os compromissos assumidos na ONU, mantendo a coerência entre suas decisões e a luta global contra as emissões de gases oriundos da queima de combustíveis fósseis, Temer precisa vetar artigo da MP aprovada pelo Congresso que estimula a implantação de usinas termelétricas a carvão. Se não vetar, o Brasil estará descumprindo também em tempo recorde o compromisso que assumiu perante o mundo e perante os brasileiros. A entrada em vigor do Acordo de Paris impõe ao governo brasileiro que estabeleça prioridade para as agendas de estímulo à expansão da geração de energias renováveis, plantio de florestas, combate ao desmatamento da Amazônia e dos demais biomas e a redução das emissões do setor agropecuário, principalmente.

Somos campeões mundiais em potencial de geração de energia eólica, solar e de biomassa. Podemos gerar emprego, oferecer energia a custo competitivo e promover o desenvolvimento aproveitando mais nossas fontes naturais sem precisar aumentar a contaminação da atmosfera com queima de carvão.

Compromisso e coerência criam credibilidade que, sem sombra de dúvida, é a condição fundamental para atrair investimentos verdes e combater as mudanças climáticas. Discursos vazios e consensos ocos retardaram o enfrentamento da crise até agora. Daqui pra frente, a história tem que ser outra.

Mais sobre o Acordo de Paris:

Entrou em vigor, e daí? – artigo de Tasso Azevedo

Acordo de Paris entra em vigor – celebração e contextualização – Observatório do Clima

 

 

 

Comentários

Conteúdo relacionado:


Esclarecimento para a Folha de S.Paulo

+ Leia Mais

Artigo Valor: Lavoterapia

+ Leia Mais

Artigo Valor: Trump lidera o atraso

+ Leia Mais

Continue navegando: