Marina Silva
REDE

Nota de esclarecimento da Coligação Unidos pelo Brasil

Publicado em 03/09/2014

A propósito das maliciosas acusações feitas pela candidatura Aécio Neves à seção de direitos humanos do nosso programa de governo, cumpre-nos esclarecer:
1. Nossas propostas na área de direitos humanos estão em absoluta sintonia com as reivindicações históricas do Movimento Nacional de Direitos Humanos;
2. As sucessivas edições do Programa Nacional de Direitos Humanos (versões de 1996,  de 2002 e de 2010) consolidaram diretrizes, objetivos estratégicos e ações programáticas que representam o acúmulo das reflexões do conjunto do Movimento Nacional de Direitos Humanos;

3. Nosso programa, construído com a participação da nossa militância em direitos humanos, naturalmente incorpora essas conquistas e propostas que fazem parte do patrimônio coletivo das lutas do nosso povo pela efetividade dos direitos humanos;

4. Pretender invocar autoria ou monopólio sobre essas propostas nada mais significa do que tentar instrumentalizar eleitoralmente a luta da militância do movimento de direitos humanos;

5. Os que incorrem nesta tentativa de manipulação eleitoreira desnudam-se em sua falta de vínculos com o movimento de direitos humanos que já foi capaz de produzir tantos avanços para o povo brasileiro. Tentam fulanizar e partidarizar conquistas tanto quando estavam no governo quanto agora que se encontram na oposição;

6. Essas conquistas e bandeiras não são de partidos ou personalidades. Pertencem ao povo brasileiro e vão ter continuidade no futuro governo da Coligação Unidos pelo Brasil. Por isso, nosso programa de governo expressa o compromisso com  o grande acúmulo de reflexões dos movimentos sociais que representam a fonte de tantos avanços para a afirmação da plena da cidadania do povo brasileiro.

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE GOVERNO DA COLIGAÇÃO UNIDOS PELO BRASIL