Biografia de Eduardo Jorge

Para se juntar a Marina Silva, o Partido Verde escolheu como seu Vice-Presidente o baiano Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, 68 anos, médico sanitarista e ambientalista. Eduardo é médico especializado em Medicina Preventiva, na Universidade de São Paulo (USP), e em Saúde Pública, também na USP. Passou a infância e a juventude em João Pessoa, na Paraíba, e veio pra São Paulo em 1972, onde mora até hoje.

Desde muito jovem, Eduardo Jorge atuou no movimento estudantil. Lutou contra a ditadura militar, tendo sido preso e processado duas vezes com base na Lei de Segurança Nacional. Atuou em movimentos populares na periferia de São Paulo e organizou os primeiros conselhos populares de saúde, na década de 70. Junto à sua atividade política, continuou trabalhando como médico sanitarista concursado da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Foi deputado estadual e federal em várias legislaturas pelo PT, do qual foi um dos fundadores e se desligou em 2003, indo para o PV. Deputado Constituinte, teve participação decisiva na legislação constitucional na área da seguridade social (Saúde, Previdência e Assistência Social). É autor de emenda constitucional em tramitação no Congresso propondo a reforma política com adoção do parlamentarismo no Brasil, e de leis que regulamentam os medicamentos genéricos, o planejamento familiar e a esterilização voluntária; das leis de vinculação de recursos orçamentários para o SUS e de restrição ao uso do amianto, bem como da lei orgânica da assistência social. Por duas vezes foi secretário municipal de Saúde de São Paulo, e secretário do Meio Ambiente da cidade.

Em 2014, foi candidato a presidente da República pelo PV.
Eduardo Jorge, nome respeitado na área da Saúde, do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, é agora o candidato a vice-presidente nas eleições 2018 na chapa de Marina Silva, reforçando os principais pontos da plataforma ambiental e por um país mais justo, desenvolvido e pacífico, unindo forças nesta parceria da Rede Sustentabilidade e do Partido Verde para transformar o Brasil.

Acesse a Biografia de Marina Silva